Relatório de Alocação Maio 2024
Admin. Maio 2024
COMPARTILHE
O mês de abril foi negativo para mercados, como boa parte dos investidores aguardava. Em maio, não nos parece que o humor melhorará tanto. Seguimos com o Fed temendo a inflação elevada e o Copom temendo o Fed. O resultado é uma preferência clara de investidores por ativos de Renda Fixa.
Logo no começo do mês, teremos a reunião do Copom com o mercado dividido sobre uma redução de 0,50% ou 0,25%. De qualquer maneira, a mensagem promete ser dura. Diretores alteraram o discurso recentemente, demonstrando uma maior preocupação com a piora no quadro fiscal e no cenário externo. O que vem fazendo economistas subirem suas projeções de Selic terminal.
Vale pontuar que as inundações, no Rio Grande do Sul, impactarão a inflação de proteínas animais, tomate, arroz e soja. Algo que elevará o IPCA e IGP-M projetados para 2024.
Nos Estados Unidos, o Fed expos sua insatisfação com o desempenho da inflação, durante o primeiro trimestre. Como consequência, investidores afastaram para setembro a primeira possibilidade de corte de juros. O quadro pode ser antecipado, mas será necessária uma melhora na inflação local, principalmente em preços de moradias.
Era esperado uma piora na trajetória fiscal, o governo insiste em elevar a arrecadação e pouco discute os gastos. O que não resultará em um equilíbrio. A revisão do governo ainda é mais otimista, que as projeções do mercado.
As boas notícias de abril surgiram de empresas, com resultados melhores mesmo em meio a um cenário desafiador. No entanto, o IBGE já alertou que a conta de Investimentos, 16,5%, está em um patamar muito baixo. Com a Selic mais elevada, será difícil notar algum avanço nessa conta. Apenas as montadoras, em reação à entrada das chinesas, parecem estar elevando o investimento projetado.
A alocação sugerida seguirá com Renda Fixa prevalecendo. A Renda Variável traz boas notícias, mas não parece caminhar para um trimestre promissor. Acreditamos que o cenário de juros, nos Estados Unidos, precisa ter uma certeza de corte iminente, para o fluxo de investimentos ser revertido.
Segue o relatório completo Relatório de Alocação - Maio2024pdf.pdf