Copom reduz Selic para 13,25% a.a.
Admin. Maio 2024
COMPARTILHE
O Copom optou por reduzir a taxa Selic para 13,25%a.a. O mercado estava dividido entre um corte de 0,25% e 0,50%, o que deve provocar uma volatilidade maior amanhã. O ciclo de aperto monetário foi iniciado em março de 2021 ao elevar a Selic de 2% para 2,75%, a taxa ficou em 13,75% de agosto de 2022 até hoje. A instituição volta a se encontrar no dia 20 de setembro. As apostas para setembro já estavam consolidadas em uma redução de 0,50%, algo que deve se fortalecer com a decisão de hoje.
Sobre o comunicado da decisão, o Copom trouxe mudanças relevantes. Iniciando pelo fato de que tivemos uma decisão dividida, 5 a 4, com a minoria votando por um corte de 0,25%. Primeiro o trecho sobre a justificativa do corte:
"Considerando os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 13,25% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego."
No trecho acima, o Copom se apoia na convergência da inflação para a meta, patamar da inflação que surpreendeu o mercado nas últimas divulgações do IBGE.
Segue o relatório completo Copom agosto 2023.pdf
EXPLORE NOSSOS CONTEÚDOS