
Análise do Setor de Portos
Rbtrends. Fevereiro 2025
COMPARTILHE
A história moderna do Brasil começa com 13 embarcações: 9 naus, 3 caravelas e 1 navio de mantimento. 525 anos depois, o Brasil ainda não aprendeu a importância de conservar boas portas de entradas e saídas de mercadorias. Como mostraremos nas próximas páginas, a avaliação geral é a de que temos portos com sérios problemas de infraestrutura, acessibilidade e eficiência operacional. Podemos conceder créditos bilionários para a exploração de riquezas internas, mas parte desse potencial será limitado pelo transporte.
Nas próximas páginas, explicaremos como chegamos até aqui, o que pode ser feito, como nos encaixamos em um contexto de comércio global, o que são oportunidades e riscos do setor, além de apresentar as grandes empresas envolvidas no setor de portos.
Começamos o quebra cabeça de traz para frente. Em breve, enviaremos relatórios contando as outras partes do transporte brasileiro. Afinal, um produtor de soja gasta 5 vezes mais para levar sua mercadoria até o porto, do que um argentino ou americano. Algo está errado.