Análise do Setor de Energia Solar
Rbtrends. Setembro 2024
COMPARTILHE
Representando 19% da capacidade total de geração de energia elétrica do Brasil, a energia solar fotovoltaica atingiu mais de 45 gigawatts (GW) de capacidade instalada. Uma fonte cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro. 50% da capacidade total instalada está em propriedades residenciais, comerciais ou industriais.
Desde 2012, o Brasil já atraiu mais de R$100 bilhões de reais em investimentos na construção de usinas solares, além da instalação de sistemas de geração distribuída. Dos projetos anunciados, teremos mais R$160 bilhões investidos até 2030. Com isso, o país atingirá 90 GW, representando 30% da matriz energética nacional e figurando nos 10 maiores mercados de energia solar do mundo. O tema sustentabilidade está presente nas principais empresas, o que eleva o interesse sobre a energia solar. A matriz energética já evitou a emissão de mais de 45 milhões de toneladas de CO2. O setor também aparece como uma fonte de emprego, com mais de 500 mil vagas sendo geradas nos últimos anos
EXPLORE NOSSOS CONTEÚDOS
Decisão Copom Dezembro de 2024
O Copom optou por elevar a taxa Selic em 1,0% para 12,25%a.a. A reunião contava com uma divisão entre investidores que aguardavam alta de 1,0%, 0,75% e até alguns que consideravam manter os 0,5% ideal. O ciclo de aperto monetário foi iniciado em setembro ao elevar a Selic de 10,5% para 10,75%, finalizado em maio de 2024, seguido por duas reuniões com manutenção. A instituição volta a se encontrar no dia 29 de janeiro. A precificação, majoritária, do mercado é de uma elevação de 1,0% da taxa para 13,25% a.a.
Sobre o comunicado da decisão, a grande surpresa veio de uma sinalização de mais duas altas 1,0% adiante.
Análise do Setor de Depilação a laser
O estudo setorial de depilação a laser fornece uma ampla base de informações para ajudar na tomada de decisão dos investidores.
leia MAISAnálise do Setor de Etanol
O estudo setorial de etanol fornece uma ampla base de informações para ajudar na tomada de decisão dos investidores.
leia MAIS