Decisão Copom julho 2024
Rbtrends. Julho 2024
COMPARTILHE
Copom mantém a Selic em 10,50 % ao ano
O Copom optou por manter a taxa Selic em 10,50%a.a. A reunião não contava com muitos investidores aguardando algo diferente disso. O ciclo de relaxamento monetário foi iniciado em agosto de 2023 ao reduzir a Selic de 13,75% para 13,25%. A instituição volta a se encontrar no dia 18 de setembro. A precificação do mercado é de uma manutenção da taxa em 10,5% a.a.
Sobre o comunicado da decisão, o Copom apontou que a decisão foi a escolhida por todos os dirigentes. Das principais mudanças no texto, um comentário mais amplo sobre balanço de riscos da inflação e fiscal.
O Comitê ressalta que, em seus cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções. Entre os riscos de alta para o cenário inflacionário e as expectativas de inflação, destacam-se (i) uma desancoragem das expectativas de inflação por período mais prolongado; (ii) uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada em função de um hiato do produto mais apertado; e (iii) uma conjunção de políticas econômicas externa e interna que tenham impacto inflacionário, por exemplo, por meio de uma taxa de câmbio persistentemente mais depreciada. Entre os riscos de baixa, ressaltam-se (i) uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada; e (ii) os impactos do aperto monetário sobre a desinflação global se mostrarem mais fortes do que o esperado. O Comitê avalia que as conjunturas doméstica e internacional exigem ainda maior cautela na condução da política monetária. Em particular, os impactos inflacionários decorrentes dos movimentos das variáveis de mercado e das expectativas de inflação, caso esses se mostrem persistentes, corroboram a necessidade de maior vigilância.
Esse trecho acrescenta um dos maiores temas dos últimos 45 dias, a ampla desvalorização cambial. A teoria macroeconômica nos diz que a desvalorização cambial puxa a inflação para cima. O que leva economistas a temerem uma inflação maior em 2024 e 2025. O Copom atendeu aos apelos e colocou esse item no balanço de riscos altistas.
Leia o relatório completo