![](/wp-content/uploads/2024/05/thumb__568_265_0_0_crop-18.jpg)
Carteira de Ações – Janeiro 2024
Admin. Maio 2024
COMPARTILHE
Para o mês de janeiro, retiraremos duas ações da carteira, aumentaremos o peso em uma e acrescentaremos outra.
As saídas serão São Martinho (SMTO3) e Minerva (BEEF3). Diante das condições climáticas desfavoráveis, prevemos um encarecimento nos custos para a Minerva, em particular o atraso na plantação de milho, matéria prima relevante para o gado. Enquanto a São Martinho observa a queda no preço do petróleo, que deixa o etanol menos competitivo. A perspectiva é de um 2024 de desaceleração global, o que enfraquece a demanda pela comodities. Além de países produtores projetarem aumento na produção, o que derrubaria o preço de equilíbrio.
A Priner (PRNR3) nos parece bem posicionada para uma melhora da indústria. Conquistando contratos importantes, a companhia é uma alternativa para rentabilizar em torno do setor industrial.
Por fim, introduziremos a Localiza (RENT3). A empresa é muito consolidada em sua posição de liderança no setor, o que possibilitará um aumento de margem, ao longo de 2024. O fato da Movida, sua principal concorrente, precisar reduzir o endividamento facilitará o resultado da Localiza em 2024. A Localiza era uma referência em rentabilidade na bolsa brasileira, mas nos últimos anos teve financeiro impactado pela pandemia. Acreditamos que 2024 será o ano de se reaproximar aos números antigos.
Utilizaremos a próxima parte do relatório para avaliar os grandes destaques, em recomendação, de 2023. Lembre-se que falaremos da alta enquanto as ações estiveram na carteira, ou seja, algumas estiveram o ano inteiro, mas outras somente em alguns meses.
Segue o relatório completo Carteira RB - janeiro 2024.pdf