Relatório de Alocação – Fevereiro 2023

Admin. Maio 2024

COMPARTILHE

O restante do mês de fevereiro traz um foco diferente para os mercados, após um início com o holofote nos Bancos Centrais. Novas altas de juros, nos bancos desenvolvidos, foram compensadas por revisões positivas de expectativas econômicas.

A grande atenção inicial de investidores estava no Fed. O banco central americano elevou os juros em 0,25% para a faixa entre 4,5% e 4,75% ao ano, reduzindo o ritmo do aperto monetário, conforme era esperado pelo mercado. O ciclo começou em março de 2022, já foram 4,50 pontos percentuais de alta, o que aproxima as taxas do final do ciclo. Depois de bater a máxima em 40 anos, a inflação americana está há 6 meses em queda, atingindo 6,5% em 12 meses. Sobre os próximos passos, investidores acreditam em mais uma alta de 0,25%, levando a taxa para 5%. Depois de uma queda nos índices de inflação, investidores diminuíram a precificação de juros nos EUA. Com um aperto monetário menor, o receio de uma recessão diminui. O FMI revisou a projeção de crescimento de 1% para 1,4%. 

No Brasil, com a reeleição na Câmara de Arthur Lira (PP-AL) e no Senado de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o Congresso voltará a impactar os mercados. Discussão da mudança na Lei das Estatais, Política de Preços da Petrobras, Reajuste do Salário Mínimo, Reforma Tributária e novo arcabouço fiscal estarão no radar dos investidores. Além de existir a possibilidade de mudanças na Reforma Trabalhista e da Previdência. 

O Copom reforçou que a pauta fiscal é determinante para sua trajetória. O que nos leva a concordar com o mercado, que espera um primeiro semestre de manutenção da Selic em 13,75%. Depois de 8 meses em queda, a inflação em 12 meses dá sinais que pode voltar a subir. Explicando, o IPCA fechado de dezembro registrou inflação de 5,79%, enquanto o IPCA-15 de janeiro apontou 5,87%. O mercado espera 0,55% na comparação mensal, levemente abaixo dos 0,57% esperados pela RB Investimentos. Para fevereiro, as expectativas do mercado estão em alta de 0,79%, março em 0,58% e abril em 0,55%. O Boletim Focus registra alta nas expectativas, para o ano de 2023 fechado, há 7 semanas. Tendo registrado 5,74% na última divulgação. Importante relembrar que a meta de 2023 é menor que 2022, passando de 3,5% para 3,25%, o que leva o teto para 4,75%. Em outras palavras, o ano está apenas começando e o mercado projeta uma inflação 1 ponto acima do teto permitido. 

A China está deixando para trás a política de covid-zero. O governo reforçou a direção, afirmando que o pico de casos já passou. Vemos que a população parece acompanhar o movimento, dado que o PMI de Serviços subiu de 39 para 54 em janeiro. O FMI já revisou a expectativa de crescimento, puxando de 4,4% para 5,2%. Essa recuperação pode aumentar a demanda por commodities, vemos ações de exportadoras avançando com essa perspectiva. Além de outras partes da cadeia de alimento demonstrarem receio, que a economia chinesa provoque um encarecimento de grãos. A China é o nosso principal parceiro comercial, exportamos US$3,59 trilhões em 2022, segundo a Administração Geral das Alfândegas. Um superávit comercial de US$877,6 bilhões. Logo, o país indo melhor pode aumentar a perspectiva de crescimento brasileira. 

A Rússia ordenou o alistamento de mais 130 mil soldados e realizará exercícios militares com a Bielorrússia. A Ucrânia está pedindo armamentos, veículos de combate e doações para outros países, temendo uma nova ofensiva russa. Uma nova ofensiva russa, ou contraofensiva ucraniana, provocaria uma nova alta de commodities. Embora, seja razoável assumir que a magnitude seja menor que a despertada em 2022. Também podemos passar por um momento de instabilidade nos mercados. O risco deve ser acompanhado.



Segue o relatório completo: Relatório de Alocação - Fevereiro 2023.pdf 

EXPLORE NOSSOS CONTEÚDOS

Carteira de Crédito Privado Julho 2024

Segue a carteira de crédito privado para julho de 2024.

leia MAIS

Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários Julho 2024

Segue a carteira recomendada de fundos imobiliários para julho.

leia MAIS

Relatório de Alocação Julho de 2024

Segue a nossa carteira de alocação sugerida para julho. Dividido entre conservador, moderado e arrojado.

leia MAIS

JÁ É INVESTIDOR RB ? ASSINE NOSSA NEWS

Ainda não é investidor?

ABRA SUA CONTA
Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa   POLÍTICA DE PRIVACIDADE. ACEITAR
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
Rolar para cima